Sinais de Fogo
conversas de fora para dentro
O Espaço do Tempo / Convento da Saudação / Montemor-o-Novo
de 28 Fevereiro a 17 de Outubro 2015
Mensalmente, numa manhã de sábado, reeditamos uma experiência marcante realizada em 2012 quando, em pleno âmago da crise, quisemos debater o horizonte para lá dessa mesma crise e organizámos o ciclo de debates Sinais de Fumo conversas para além da crise, tendo posteriormente editado uma publicação com o mesmo título.
Passados 3 anos, sentimos novamente a necessidade de aprofundar o olhar e reflectir sobre a nossa condição de portugueses inseridos num mundo global, complexo, cada vez mais implacável e competitivo, mas igualmente pleno de oportunidades. Ao denominarmos este ciclo de Sinais de Fogo conversas de fora para dentro, evocamos justamente esta condição de interdependência de fenómenos e dinâmicas globais que nos transcendem, convidando personalidades e especialistas que, para além do grande valor e protagonismo nas áreas específicas da sua acção, têm uma visão abrangente e uma acutilante percepção da inserção de Portugal nesta escala mais ampla. Sinais de Fogo, pois o perigo de incêndio sempre espreita num contexto onde a voragem do tempo não perdoa, mas também sinais de um fogo interior que nos projecta para um devir que desconhecemos mas queremos antecipar.
Tal como em 2012, as conversas, abertas a todos, são um convite à sociedade civil para que se envolva na reflexão, para lá do simples boletim de voto que este ano será convocada a preencher.
As conversas podem ser seguidas por streaming e os espectadores poderão enviar perguntas via email, sms ou facebook, ficando posteriormente alojadas no website dos encontros www.sinaisdefogo.net.
Após a conclusão do ciclo, será editado um livro com o registo dos debates.