O Espaço do Tempo, situado no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo, é uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais e internacionais. A nossa actividade principal é um extenso programa de residências artísticas nas áreas do teatro, dança, performance, música, artes visuais bem como as artes em geral, virado, essencialmente, para a criação contemporânea emergente.

Ao longo dos 15 anos da sua existência O Espaço do Tempo tem estado presente no início e subsequente desenvolvimento do percurso de inúmeros criadores portugueses.

O Espaço do Tempo estende, igualmente, a sua actividade ao apoio à internacionalização dos criadores portugueses, organizando, bienalmente, a Plataforma Portuguesa de Artes Performativas, a mais importante acção de divulgação dos nossos criadores contemporâneos, ponto de encontro de dezenas de programadores nacionais e, sobretudo, internacionais.

A terceira linha de acção d’O Espaço do Tempo prende-se com a formação avançada interpares, área em que regularmente organiza encontros, seminários e residências internacionais, tal como os projectos Colina e TryAngle, pontuados com nota máxima nas candidaturas à Comissão Europeia.

Por último, e conscientes de que não é possível um projecto artístico descentralizado, sem o correspondente vector sócio-cultural, O Espaço do Tempo tem desenvolvido, desde o início das suas actividades, uma intensa relação com o tecido humano do concelho.

Neste sentido, promovemos regularmente projectos com as Escolas, com as Associações, bem como um extenso calendário de espectáculos, seminários, workshops e acções de formação, utilizando para tal a nossa BlackBox bem como os magníficos espaços do Convento da Saudação.

Consideramos essencial promover os valores da cultura, das práticas democráticas e de uma vigorosa reflexão sobre a sustentabilidade ambiental, tendo como contexto a comunidade onde nos inserimos.

O Espaço do Tempo celebra, neste ano, 15 anos de existência.